TECNOLOGIA E PRESCIÇÃO NA DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS NO RECÉM-NASCIDO.
A Triagem Neonatal, também conhecida como Teste do Pezinho, é um conjunto de exames realizado a partir de gotas de sangue do bebê colhidas em papel filtro especial. Como recomendação geral, e para maior efetividade do teste, deve-se realizar a coleta da amostra de sangue do bebê a partir de 48h após o nascimento e até o 5o dia de vida.
Por que fazer o Teste do Pezinho?
O teste permite o diagnóstico precoce de diversas doenças que se apresentam geralmente assintomáticas no período neonatal. Desta forma, é possível promover o tratamento específico, diminuição ou eliminação de lesões irreversíveis como deficiência mental, deficiências físicas e até mesmo a morte.
Diversidade de Exames
Existem no mercado diferentes tipos de Teste do Pezinho, compostos por grupos de exames distintos. No Brasil, o teste básico deve ser realizado em todo recém-nascido de forma obrigatória, conforme determinação do Ministério da Saúde. Outros tipos abrangem um número maior de exames, sendo cobertos pelos principais planos de saúde.
Outra diferença significativa entre os exames está na tecnologia utilizada para análise. A Espectrometria de Massa em Tandem (EMT) é uma metodologia de última geração e de consenso mundial para utilização em exames da triagem neonatal. Através do emprego desta tecnologia, o Laboratório Hoffmann disponibiliza diferentes tipos de Teste do Pezinho capazes de identificar até 400 condições e doenças, conforme consta a seguir:
Básico: 12 doenças (prazo de até 7 dias úteis);
Novo Plus: 34 doenças (prazo de até 8 dias úteis);
Ampliado: 59 doenças (prazo de até 8 dias úteis);
Master: 92 doenças (prazo de até 9 dias úteis);
Expandido: 94 doenças (prazo de até 10 dias úteis);
Nova Era: 400 doenças (prazo de até 23 dias úteis).
No Laboratório Hoffmann priorizamos o serviço humanizado e, para uma coleta tranquila, confortável e rápida, segue algumas dicas:
- Você pode amamentar o bebê meia hora antes da realização do exame, deixando-o mais tranquilo;
- Mantenha os pés do bebê aquecidos para promover um fluxo sanguíneo adequado;
- Caso o bebê esteja dormindo na hora da coleta, não é necessário acordá-lo.
A coleta é realizada por profissionais capacitados, em local aconchegante e sem ruídos e, em muitos casos, o bebê que esteja dormindo, não acorda durante a realização do exame.