O Teste de Paternidade também conhecido como “Teste de DNA”, refere-se à investigação de um possível vínculo genético entre indivíduos. Esse nome ganhou notoriedade ao ser aplicado principalmente para comprovar a paternidade entre um suposto pai e o filho(a) requerente. Entretanto, também pode ser utilizado para comprovar maternidade, como em casos de possíveis trocas de bebês.
O teste mais comum envolve apenas a participação do suposto pai (ou suposta mãe) e do filho(a) requerente (DUO). Entretanto, sempre que possível, é de suma importância a participação da mãe biológica, além do suposto pai e filho(a) requerente (TRIO), pois desse modo permite-se isolar o material genético do filho(a) requerente que foi herdado da mãe biológica, tornando o caso mais resolutivo.
Além disso, o Laboratório Hoffmann realiza a investigação do vínculo genético quando o suposto pai ou suposta mãe são falecidos ou ausentes. Nesses casos os resultados dependerão do sucesso na reconstrução dos genótipos da pessoa falecida/ausente, que é realizada com base no perfil genético de parentes de primeiro grau (RECONSTRUÇÃO).
NOME DO EXAME:
TESTE PATERN. DUO – Filho(a), suposto pai ou mãe
TESTE PATERN. TRIO – Filho(a), suposto pai e mãe
RECONSTRUCAO DNA – Filho(a), supostos avós e mãe ou pai