27 de agosto de 2018

Diferenças entre o Colesterol LDL e o Colesterol HDL

Quando voltamos ao médico para ele analisar os exames de sangue solicitados sempre ouvimos falar de Colesterol LDL e Colesterol HDL.

A presença de termos tão parecidos pode levar a pensar que eles são a mesma coisa. Mas muito pelo contrário,  já que um deles é altamente prejudicial a saúde!

Vale saber do que se trata cada um para cuidar ainda mais da saúde.

 

O Colesterol LDL

Conhecido como colesterol ruim, ocasiona o acúmulo de placas de gordura nas paredes internas das artérias, que diminui o fluxo de sangue para partes do corpo como coração e cérebro, podendo levar ao aparecimento de doenças cardiovasculares como infarto e derrame.

Os valores de referência do colesterol LDL variam conforme o risco cardíaco da pessoa. Indivíduos com risco cardíaco muito alto devem manter o LDL abaixo de 50 mg/dl. Fazem parte desse grupo pacientes com aterosclerose (acúmulo de gordura nas artérias) ou que já sofreram infarto ou derrame.

Para indivíduos diabéticos ou com doenças renais, os valores de LDL devem ficar abaixo de 70 mg/dl. Já aqueles que não apresentam nenhum fator de risco devem manter a taxa de LDL abaixo de 130 mg/dl.

 

O Colesterol HDL

Também chamado de colesterol bom, o HDL possui alta densidade, ou seja, é “mais pesado” e por isso não flutua na superfície do sangue. Além de não formar placas de gordura que podem entupir as artérias, ele pode arrastar o LDL e removê-lo da circulação sanguínea, baixando os seus níveis ou levando até o fígado, onde será metabolizado e eliminado do organismo.

Sua taxa  então deve estar acima, e não abaixo, dos valores de referência. De forma geral deve ser superior a 40 mg/dl.